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A mostrar mensagens de fevereiro, 2007

A Poluição Industrial / Cultural

A poluição provocada pela adopção de tecnologia ocidental é acompanhada por uma outra poluição que poderá ser de índole cultural. Enquanto muitos povos vão progressivamente rejeitando a sua cultura tradicional são implacavelmente “bombardeados” com imagens de um certo paraíso terrestre algures na sociedade ocidental. Muitas vezes essas imagens que mostram um mundo paradisíaco estão associadas a bebidas alcoólicas, consumo de tabaco, sensualidade desmedida, por vezes até de droga e corrupção no sentido lato da palavra. Assim muitos jovens de países do Mundo em Vias de Desenvolvimento, juntamente com os seus congéneres dos países mais desenvolvidos, deixam-se cair na armadilha tecida por campanhas publicitarias e consideram como uma forma de emancipação certos hábitos que os prejudicam tanto a nível físico como mental. O turismo, embora seja uma importante fonte de receitas, por vezes tem um efeito perverso; ajuda a desnivelar a sociedade em termos de distribuição de riqueza, destroi a

A Interrelação entre o Ambiente e Social

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Poder-se-á considerar que, de acordo com a actual evolução social, a Humanidade está a atravessar um fase crítica que corresponde à transição da adolescência para a maturidade. Durante a adolescência há uma grande competição pelo poder. São cada vez mais notórias as limitações do individualismo competitivo, do racismo, do sexismo, do nacionalismo e de todas as outras formas de divisão e conflito, não apenas no sistema humano mas também no ecológico. A questão ambiental deixou de ser um ”luxo dos países ricos” para ser uma questão de sobrevivência para todas as nações, sejam elas ricas ou pobres. Aliás, estas últimas são as mais vulneráveis. Muitas das cidades do terceiro mundo ultrapassam um milhão de habitantes e algumas como a Cidade do México, Nova Deli, São Paulo, Rio de Janeiro ou Lagos têm mais de dez milhões de habitantes. Muitos dos novos imigrantes que chegam a estas cidades são homens que vão viver para as zonas marginalizadas. Por outro lado, no campo há muitas famílias

A Perfeição

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Na Fé Bahá’i a noção de perfeição está associada à ideia de dinâmica. Não é só a ciência que deverá ser entendida como dinâmica em que a verdade nas coisas mundanas é relativa, na religião passa-se a mesma coisa, Bahá’u’lláh refere que: “Ó povo de Deus! O que treina o mundo é a Justiça, pois é sustentada por dois pilares, a recompensa e a punição. Esses dois pilares são as fontes da vida para o mundo. Uma vez que cada dia traz consigo um novo problema e que, para todo o problema há uma solução oportuna, tais assuntos devem ser levados à consideração da Casa de Justiça, a fim de que seus membros possam agir de acordo com as necessidades e exigências da época.” [i] [i] kitab-I-Aqdas, página 73

Poder / agressividade

Há a noção de que o poder ao longo da história da humanidade foi sempre pertença de certos grupos de pessoas, inclusivamente no actual sistema democrático. Por este facto existe a noção de que a agressividade é condição necessária para a tomada e manutenção do poder. Este atributo está em especial associado aos homens e não às mulheres. A igualdade de direitos e oportunidades entre ambos os sexos é tão indispensável quanto inevitável, ”As mulheres e os homens foram, e serão sempre iguais aos olhos de Deus ”. [i] Devido à concepção da planetização dos problemas que afectam a raça humana, será necessário a libertação das ideias do que é o poder e da forma de o utilizar. Segundo a Fé Bahá’i o Homem encontra-se “fora e dentro” deste mundo. Bahá’u’lláh afirma: “Havendo criado o mundo e tudo o que aí vive e se move, Ele, pela operação directa de Sua Vontade absoluta e soberana, dignou-se conferir ao homem a distinção e a capacidade incomparáveis de O conhecer e amar - capacidade esta

Concepção materialista / espiritual

Os Bahá’is acreditam que Bahá’u’lláh é o Mensageiro de Deus para o actual estado de desenvolvimento da humanidade e que, pela primeira vez na história das religiões, não existirão seitas dentro desta mesma Religião. É também sua crença que um Mensageiro trouxe uma ordem administrativa para a Humanidade. Nesta ordem administrativa não existe clero e a consultação é o princípio básico nas tomadas de decisão. Os programas de desenvolvimento têm-se baseado numa concepção materialista, em que a vertente espiritual é esquecida. A própria premissa sobre a natureza humana tem de ser alterada, não poderá ser entendida como sendo possuidora de uma ferocidade atroz e inata aquando da competição com os seus semelhantes. O fosso cada vez maior entre ricos e pobres é a prova do falhanço dos programas de desenvolvimento que se basearam num conceito materialista. O colapso social é um facto. A tentativa de deificação de um Estado foi um fracasso total. Essas ideologias tais como os programas sectários

A Consultação

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‘Abdu’l-Bahá afirma: “O propósito da consulta é demonstrar que pontos de vista de diversos indivíduos são, certamente, preferíveis aos de uma única pessoa, da mesma forma que a força de um grupo de homens é, naturalmente maior que a força de um único homem. Assim, a consulta é aceitável na presença do Todo-Poderoso, e foi ordenada aos crentes, para que eles possam deliberar sobre questões comuns e pessoais bem como sobre assuntos que são de natureza geral e universal.” [i] Considerando que: “Os requisitos primordiais para aqueles que se reúnem para consultarem são: pureza de motivo, espírito radiante, desprendimento de tudo a não ser de Deus, atracção às Suas Divinas Fragrâncias; humildade e submissão entre Seus amados, paciência e resignação em dificuldades, e servitude em Seu excelso Limiar. Se, bondosamente, forem auxiliados a adquirir estes atributos, a vitória ser-lhes-á concedida do reino invisível de Bahá. Seus membros devem consultar em conjunto de tal modo a não dar ocasião pa
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O processo de tomada de decisões deverá passar cada vez mais pela método de consulta, quer a nível individual como colectivo. Bahá’u’lláh afirma “ Em todos os assuntos é necessário consultar. A maturidade do dom da compreensão manifesta-se através da consulta ”. O processo consultivo na sociedade contemporânea caracteriza-se muitas vezes pela cultura do protesto. O aparato do partidarismo que caracteriza a acção colectiva dificulta uma opção consensual sobre a verdade de uma dada situação. A controvérsia, a propaganda e o método antagonístico dificultam a escolha da opção mais sábia em determinado momento. O padrão de busca da verdade pelo processo Bahá’i caracteriza-se pela sinceridade e cortesia em que as ideias não pertencem a pessoa que as sugeriu mas ao grupo como um todo, para que ele as aceite ou reveja, como melhor lhe parecer, para servir o objectivo em vista. A consulta tem sucesso apenas se os participantes apoiarem as decisões acordadas independentemente das opiniões que po

A unidade do género humano

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A Fé Bahá’i pretende a unidade do género humano, respeitando as diferentes culturas dos diferentes povos e considerando a diversidade como uma riqueza. O conceito Bahá’i de unidade é altamente consciente da importância das culturas tradicionais, ao mesmo tempo que reconhece a necessidade de uma ordem e de regulamentações globais. A Fé Bahá’i, conforme afirmou Shoghi Effendi , “ Longe de se fundamentar na subversão dos alicerces da sociedade existente, procura alargar a sua base e remodelar as suas instituições de maneira consoante com as necessidades de um mundo sempre em transição. Não pode estar em conflito com nenhuma obrigação legítima, nem minar qualquer lealdade essencial. O seu fim não é abafar a chama de um patriotismo são e inteligente no coração do Homem, nem abolir o sistema de autonomia nacional que é tão indispensável como freio dos males duma centralização excessiva. Não ignora, nem tão pouco tenta suprimir a diversidade da origem étnica, do clima, da história, do idioma,

A mudança necessária (2)

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Para os Bahá’is o problema ambiental urge ser resolvido também através de uma solução espiritual. Importantes valores humanos e ecológicos deverão estar implícitos nos ideais Bahá’is. Sistemas ecológicos são sistemas vivos aos quais nos deveríamos adaptar, em vez de continuarmos com a obsessão actual de querer adaptar a terra e as pessoas à tecnologia. Na agricultura, essa obsessão resultou na imposição de sistemas de monocultura, com propósito restrito, sem consideração para com os contextos biofísicos e culturais. É convicção generalizada que a nossa capacidade de resposta tem sido por demais insuficiente. A solução primordial consiste na humanidade aceitar a sua unicidade orgânica, caso contrário jamais poderá fazer face aos desafios imediatos e, manifestamente muito menos aos futuros. A unificação do mundo como um todo é inevitável mas é um processo que ainda vai contra a vontade colectiva de grande parte da humanidade. Há um grande receio na unidade de todas as nações porque ainda

10. A mudança necessária (1)

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Bahá’u’lláh, fundador da Fé Bahá’i, e considerado pelos Bahá’is como o mais recente Manifestante de Deus, escreveu na Mais Remota Prisão: “ Quem adere à justiça não pode transgredir, sob nenhuma circunstância, os limites da moderação. Ele discerne a verdade em todas as coisas, sendo guiado por Aquele que tudo vê. A civilização tão frequentemente alardeada pelos expoentes eruditos das ciências e das letras, trará grande mal aos homens se lhe for permitido ultrapassar os limites da moderação. Assim vos adverte Aquele que é o Omnisciente. Se for levada a um excesso, a civilização tão frequentemente provará ser tão prolífica fonte de mal como fonte de bem, enquanto restrita pela moderação .” [i] Mais adiante Bahá’u’lláh refere o “ dia em que sua chama ( da imoderaç ão) devorará as cidades ” [ii] o que, poderá significar a ocorrência de problemas que as grandes cidades já hoje sofrem como o excesso de poluição, delinquência, insegurança e outros. Acrescentando: “ Coisas estranhas e espantos

10.A mudança necessária

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Face ao actual compor tamento irrespon sável Eugénio Sequeira , presidente da L.P.N. (Liga para a Protecção da Natureza) pergunta: ” Se os cientistas reunidos num painel do mais importante Fórum Internacional, as Nações Unidas, alertam desta forma, porque não se tomam medidas concretas?”. A crença de que a maximização da qualidade de vida, bem-estar e riqueza dependem exclusivamente do crescimento económico deverá ser posta de lado. A concepção antropocêntrica tem que ser preterida relativamente a uma concepção mais ecocêntrica. Eugénio Sequeira escreve: “ Todos aceitam que o sistema económico tal como existe é inevitável, mesmo que leve à destruição do Planeta, pois todos os modelos existentes e viáveis do ponto de vista político se baseiam naquilo que consideram o universo normal. Não nos podemos conformar com a destruição do planeta, necessitamos urgentemente de uma outra visão do mundo, de uma forma de estar no mundo, aceitando que o homem é hoje responsável pelo ecossistema global

9.1. A reciclagem de papel

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O papel é um dos suportes fundamentais da civilização. Ao longo da história foi constituído por diferentes matérias primas, tendo sido sempre um suporte na difusão de cultura e conhecimentos. Na sociedade contemporânea o papel é um veículo imprescindível na a transmissão de informação e no desenvolvimento social, científico, tecnológico, cultural e económico. A reciclagem de papel permite a conservação de amplas massas florestais, e é uma alternativa tecnológica viável em muitas situações. Um uso menos intensivo da floresta permitirá combater o excesso de CO2 atmosférico e diminuir - não eliminar - as consequências do efeito de estufa. A reciclagem permitirá uma diminuição na quantidade de resíduos, muitos deles de difícil eliminação, sendo a sua acumulação fonte de problemas tanto ambientais como sociais. Até à década de 80, os produtos impressos, tais como jornais ou revistas eram eliminados em lixeiras de forma a deixarem resíduos tóxicos. Pouco se aproveitava deste tipo de materia