O processo de tomada de decisões deverá passar cada vez mais pela método de consulta, quer a nível individual como colectivo. Bahá’u’lláh afirma “Em todos os assuntos é necessário consultar. A maturidade do dom da compreensão manifesta-se através da consulta”.

O processo consultivo na sociedade contemporânea caracteriza-se muitas vezes pela cultura do protesto. O aparato do partidarismo que caracteriza a acção colectiva dificulta uma opção consensual sobre a verdade de uma dada situação. A controvérsia, a propaganda e o método antagonístico dificultam a escolha da opção mais sábia em determinado momento.

O padrão de busca da verdade pelo processo Bahá’i caracteriza-se pela sinceridade e cortesia em que as ideias não pertencem a pessoa que as sugeriu mas ao grupo como um todo, para que ele as aceite ou reveja, como melhor lhe parecer, para servir o objectivo em vista. A consulta tem sucesso apenas se os participantes apoiarem as decisões acordadas independentemente das opiniões que possuíam no início dos trabalhos. A consulta deverá ser encarada como a expressão operacional da Justiça nos assuntos humanos. Os programas de desenvolvimento dever-se-ão basear neste processo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

The Sloan Digital Sky Survey

II. A vinda de Maomé profetizada por Jesus

Páscoa vista por um Bahá’í