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A mostrar mensagens de junho, 2008

Mensagens da Casa Universal de Justiça

Em 23 de Agosto de 1993 a Casa Universal de Justiça, instituição máxima da estrutura organizativa Bahá’i, respondeu a uma carta de um crente que se referia à possibilidade de um desastre ecológico, tendo apontado algumas linhas gerais: ”Até que venha a época em que as nações do mundo entendam e sigam os ensinamentos de Bahá’u’lláh de forma a trabalharem em conjunto, procurando de todo o seu coração servir os melhores interesses da Humanidade, e a unidade na procura de soluções que possam resolver os vastos problemas ambientais que afectam o nosso planeta, a Casa de Justiça sente que pouco progresso poderá ser feito em direcção à sua resolução. A situação salientada na sua carta é um exemplo da urgente necessidade para uma cooperação global na procura de medidas e adoptando formas para preservar o equilíbrio ecológico da Terra que lhe foi dada por Seu Criador. Naturalmente, um esforço de cooperação nesta área diz respeito a um aspecto no dia-a-dia da Humanidade,

A evolução no pensamento contemporâneo

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A evolução no pensamento contemporâneo O próprio pensamento contemporâneo tem sofrido uma evolução. A defesa ambiental deixou de ser encarada como uma forma de radicalismo contestatário perante a designada “sociedade de consumo” ou como um convite melancólico ao passado. Aquela ideia de “deixa-o viver mal para conservar a Natureza” deverá ser total mente excluída. A cultura de contacto com a terra, com a Natureza, é fundamental para gerir os ecossistemas. A lógica produtivista com que a Europa do pós-guerra encarou o factor de produção terra, e que conduziu a graves problemas ambientais e financeiros, deverá ser substituída por outra mais equilibrada. De entre várias Conferencias internacionais será de destacar a Declaração de Estocolmo de 1972, subscrita por todos os países membros da ONU que “o Homem tem um direito fundamental à liberdade, à igualdade e condições de vida satisfatórias, num ambiente cuja qualidade lhe permita viver com dignidade e bem-estar, cabend

Um empréstimo dos nossos filhos

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Outro caso de flagrante violação dos direitos humanos diz respeito à tribo dos Ogoni na zona do delta do Níger, no Sudoeste da Nigéria. Cerca de 500 000 almas compõem esse povo. Ken Barowiwa, poeta e dramaturgo ogoni, refere que nas últimas décadas tem-se assistido à “total e contínua destruição” de suas “terras, nascentes e ribeiros” e que “a sua atmosfera está carregada de hidrocarbonetos, monóxido de carbono e dióxido de carbono”. As terras ogoni sobrepõem-se a importantes recursos petrolíferos. Segundo um relatório da Amnistia Internacional de 1994, as forças de segurança terão atacado pelo menos 60 aldeias, tendo sido executadas extra judicialmente, mais de 50 pessoas. Há muitos mais outros casos que poderiam ser referidos. O abuso de pesticidas e adubos químicos, além das consequências anteriormente referidas, poderá pôr em causa a aptidão dos solos para a utilização agrícola ou florestal das gerações vindouras. Há a noção de que é necessário caminharmos ca

Seattle (conclusão)

Quando Seattle se refere ao “destino comum” tem uma perspectiva coincidente com a da Fé Bahá’i que considera que “a Terra é um só pais e a Humanidade os seus cidadãos”. [i] ‘Abdu’l-Bahá, referindo-se aos indígenas americanos disse: “Deveis dar a máxima importância aos índios, os habitantes nativos da América, pois se estes índios se educarem e forem guiados correctamente através dos Ensinamentos Divinos eles tornar-se-ão tão esclarecidos que a Terra inteira será iluminada. ” [ii] e também: “ ...igualou os índios em seus países às primitivas tribos árabes nómadas na época do aparecimento de Maomé, quando dentro de um curto período de tempo eles tornaram-se destacados exemplos de educação, de cultura e de civilização para o muno inteiro.” e ”maravilhas similares ocorrerão hoje se os índios forem ensinados adequadamente e se o poder do Espírito Santo entrar apropriadamente em suas vidas.” [iii] Poder-se-á entender destas palavras que os índios poderão, através da Fé Ba

Agricultura é uma actividade nobre

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Afinal a agricultura é uma actividade nobre, tal como já descrevemos anteriorment e. Esperemos que do encontro em Roma surjam propostas sustentáveis. A produção agrícolatem diminuído nos úlimos 30 anos em África. Hoje mais de 200 milhões de pessoas estão cronicamente com fome. Para melhorar esta situação é necessário aumentar a produtividade agrícola. Sendo necessário recorrer a uma melhor utilização dos solos e fitofármacos, tal como a procura de espécies mais resistentes e rentáveis. O que numa análise pessoal me faz concluir que deveremos ter algum cuidado com aquelas manifestações anarco-chiques contra os transgénicos. Não deixo de chamar a atenção para a progressiva diminuição da área de cultivo de cereais em Portugal.

Resposta de Seattle (continuação)

Assim pois, vamos considerar a tua oferta para comprar a nossa terra. Se decidirmos aceitar porei uma condição: O homem branco deve tratar os animais desta terra como se fossem seus irmãos. Sou um selvagem e desconheço o que possa ser de outra forma. Tenho visto milhares de bisontes apodrecendo na pradaria, abandonados pelo homem branco que os abatia a tiros disparados do trem em movimento. Sou um selvagem e não compreendo como um fumegante cavalo de ferro possa ser mais importante do que o bisonte que nós, os índios, matamos apenas para sustento da nossa vida. O que é o homem sem os animais? Se todos os animais acabassem, o homem morreria de uma grande solidão de espírito. Porque tudo quanto acontece aos animais, reflecte-se no homem. Tudo está relacionado entre si. Deveis ensinar a vossos filhos que a terra onde pisam simboliza as cinzas de nossos ancestrais. Para que tenham respeito aos pais, conta a teus filhos que a riqueza da terra são as vidas da nossa parentela. Ensina a