Mesozóico

O nome Mesozóico é de origem grega e refere-se a 'meio animal' sendo também interpretado como "a idade medieval da vida". Divide-se em três períodos, do mais antigo para o mais moderno: Triásico, Jurássico e Cretáceo. Esta era é especialmente conhecida pelo aparecimento, domínio e desaparecimento dos dinossauros - e por todo o espectáculo "hollywoodesco" à volta do "Jurássico". Embora o famoso T. Rex seja do período Cretáceo.

No início desta era, toda a superfície terrestre encontrava-se num único continente designado de Pangeia. No entanto, com o tempo este supercontinente começou a fragmentar-se em dois continentes: a Laurásia para o Hemisfério Norte e o Gonduana para Sul.

Foi uma era de domínio ostensivo dos répteis destacando-se os: dinossauros, pterossauros e plesiossauros. Durante o Mesozóico estes animais conquistaram a Terra e desapareceram mais tarde de forma misteriosa, sendo a causa mais provável a colisão da terra com um meteorito, sendo estimada como a segunda maior extinção em massa da terra.

A maior extinção já estudada foi no final do Pérmico, estima-se que tenha extinto 90% de todas as espécies que então viviam na Terra.

Foi também nesta era que terão surgido os primeiros mamíferos, de dimensões mínimas. As primeiras aves surgiram durante o Jurássico, havendo pistas conducentes a uma origem directa nos dinossauros.

As primeiras flores também apareceram durante o período Cretáceo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

The Sloan Digital Sky Survey

O Sol

II. A vinda de Maomé profetizada por Jesus