sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

In http://www.bahai.org.br/emad/EmaDes.htm

O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O ESPÍRITO HUMANO
Adaptação da declaração apresentada à Cúpula da Terra
(Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento)
Rio de Janeiro, Brasil.

Acima de questões técnicas e políticas tais como os limites a serem estabelecidos para a emissão de gases do efeito estufa, como promover o desenvolvimento sustentável, e quem pagará a conta, a pergunta fundamental com que se defronta a comunidade mundial é esta: Pode a humanidade, com seus padrões arraigados de conflito, egoísmo e conduta tacanha, comprometer-se com uma cooperação esclarecida e com um planejamento de longo prazo em escala global?

O processo da Cúpula da Terra realçou tanto a complexidade como a interdependência dos problemas que a humanidade enfrenta. Nenhum desses problemas - as iniquidades debilitadoras do desenvolvimento, as ameaças apocalípticas do aquecimento atmosférico e da destruição da camada de ozônio, a opressão da mulher, o abandono de crianças e poulações marginalizadas, para citar apenas alguns - pode ser abordado com realismo sem que se considerem todos os demais. É impossível solucionar qualquer um deles sem uma magnitude de cooperação e coordenação em todos os níveis que ultrapassa em muito qualquer esforço anterior da experiência coletiva da humanidade.

O potencial para tal cooperação, entretanto, é solapado pela distorção geral do caráter humano. Embora não sejam comumente discutidas no contexto dos desafios do meio ambiente e do desenvolvimento, vigoram no mundo atual certas tendências - que incluem a carência generalizada de disciplina moral, a glorificação da ambição e da acumulação material, a destruição crescente da família e das comunidades, o alastramento da anarquia e da desordem, a ascensão do racismo e do fanatismo, e a atribuição de prioridades a interesse nacionais em detrimento do bem-estar da humanidade - as quais todas, sem excessão , destroem a confiança mútua, alicerce da cooperação.

A reversão dessas tendências destrutivas é essencial para o estabelecimento da unidade e da cooperação. Isso exigirá uma compreensão mais profunda da natureza humana; pois embora a economia, a política, a sociologia e a ciência ofereçam ferramentas importantes para a abordagem das crises interdependentes que afligem a humanidade, uma verdadeira superação do estado de perigo em que se encontram os assuntos humanos só poderá ser levada a efeito quando a dimensão espiritual da natureza humana for levada em conta e o coração humano, transformado.

Embora certos aspectos místicos não sejam fáceis de explicar, a dimensão espiritual da natureza humana pode ser compreendida, em termos práticos, como a fonte das qualidades que transcendem a estreiteza do interesse próprio. Tais qualidades compreendem o amor, a compaixão, a tolerância, a fidedignidade, a coragem, a humildade, a cooperação e a vontade de sacrificar-se pelo bem comum - qualidades de uma cidadania esclarecida, capaz de construir uma civilização mundial unificada.

As transformações profundas e de vasto alcance, a unidade e a cooperação sem precedentes, necessárias à reorientação do mundo rumo a um futuro de justiça e sustentável quanto ao meio ambiente, só serão possíveis tocando-se o espírito humano, apelando-se àqueles valores universais que, por si só, podem capacitar os indivíduos e os povos a agir em conformidade com os interesses de longo prazo do planeta e do gênero humano como um todo. Uma vez explorada, essa fonte poderosa e dinâmica de motivação individual e coletiva liberará um espírito tão profundo e salutar entre os povos da Terra que poder algum será capaz de resistir à sua força unificadora.

A verdade espiritual fundamental da nossa era é a unidade da humanidade. A aceitação universal desse princípio - com suas implicações em relação à justiça social e econômica, à participação universal em processos decisórios insentos de antagonismo, à paz e segurança coletiva, à igualdade dos sexos e à educação universal - possibilitará a reorganização e administração do mundo como um só país, o lar da humanidade. Há mais de cem anos atrás, Bahá’u’lláh conclamou os governantes e povos da terra a tornarem sua visão mundialmente abrangente: "Que não se vanglorie quem ama seu próprio país, mas sim, quem ama o mundo inteiro". Este desafio ainda deve ser atendido.

Bahá’í International Community Office of the Environment 866 United Nations Plaza, suíte 120 New York, NY 10017 USA Tel: 212-756-3500 Fax: 212-756-3573

Escritório Bahá’í de Meio Ambiente e Desenvolvimento Caixa Postal 7035 - 71619 Brasília, DF Tel: (061) 248-4718 Fax: (061) 248-4321

21 comentários:

SAM disse...

Caro amigo,

Queria pedir-te que, no que concerne ao meu blog, Fênix ad Eternum, não o pusesses como "blog bahá'í". Caso me permitas, sugiro que o ponhas como "blog de bahá'ís" (pois eu sou bahá'í, mas o blog não) ou que o colocasses sob a alçada dos blogs culturais (creio que este poderia ser mais adequado que os artísticos), pois a minha intervenção no blog tem sido, acima de tudo, na poesia e nalgum intervencionismo socio-cultural.

Pessoalmente, preferiria a primeira mudança, mas é contigo!

Um grande abraço.

victor simoes disse...

Parabéns pelo excelente blogue! Bom trabalho, aproveito para agradecer a inclusão de " A Voz do Povo ", no vosso directório de links.
Agradeçemos e retribuimos. Voltarei, para visitar e comentar.

Barão da Tróia II disse...

Um grand post, gostei, boa semana.

Arlindo de Sousa disse...

Impõe-se com a máxima urgência a definição e adopção de um novo conceito de desenvolvimento, que vincule todos os seres humanos.

Catellius disse...

Cheguei agora de viagem
Desculpem-me a ausência nos "comments", he he
Feliz 2007 a todos (agora o desejo é que o resto de 2007 seja melhor do que estas primeiras duas semanas...)
Abs

Catellius disse...

Olá amigos,
Esta é a última mudança, espero.
O próprio blog deixou de se chamar "Eneadáctilo" e agora é "Pugnacitas", que significa "desejo de lutar" - um tanto piegas. Para amenizar o significado, o ícone é uma pena, sugerindo que a luta se dará com um brutal derramamento de tinta virtual...
A mudança foi causada pelo meu amigo Heitor Abranches, que disse:
"Acho que chamar o blog de eneadátilo é um pouco agressivo além de ser uma homenagem a alguém que não merece. Aliás, como já dizia o bordão, falem mal mas falem de mim."
Então, alterem o link de meu blog para http://pugnacitas.blogspot.com
O Heitor deve escrever mais sobre política. Já postou um artigo, sobre a Eleição do Presidente da Câmara em 2007. Entre lá e comentem, please!

Em breve dois super cabeções integrarão o blog. Alessandro Oliveira e Cyro Madeu.
Um grande abraço
Catellius (ex eneadactilo...)

pintoribeiro disse...

Bom dia, abraço.

misshyde disse...

Convido a todos os que votam NÃO no referendo ao aborto de 11 de Fevereiro, que se juntem ao grupo "Aborto? Nao!!!" do Hi5, para que possamos fazer deste um grande grupo de apoio ao movimento pelo Não à liberalização do aborto em Portugal.

http://www.hi5.com/friend/group/displayGroupFront.do?groupId=1399743


Participa, e troca ideias com todos os que dão a cara pela não liberalização da interrupção voluntária da gravidez!!

:)

Catellius disse...

Grande João Moutinho
Acho que a solução deve ser viver realmente e trabalhar virtualmente. Só se deslocar, por meio de carros e aviões, para lazer. Para trabalhar, deslocar-se virtualmente, teletransportando-se para robôs, por exemplo. A Nissan do Japão, por exemplo, mantém um robô por lá e você, de onde estiver, veste luvas especiais e um visor e "entra" no corpo do robô remotamente. Daí poderia, deslocar-se pela empresa, abrir e fechar gavetas, passear pela cidade. Instantes depois você pode estar passeando por Paris com seu filho, com o qual não pode estar pessoalmente.
Devaneios....

Meu blog não é mais o Eneadáctilo, agora é Pugnacitas e meu amigo Heitor Abranches agora é membro e tem postado por lá, mais textos sobre política.
Um grande abraço.
Catellius

Mikas disse...

Bom fim de semana

Catellius disse...

Grande João Moutinho,
Estou com um novo post, intitulado

GALVÃO E A TRANSUBSTANCIAÇÃO

Começa assim:

"Bento XVI virá ao Brasil em maio deste ano. Não será o primeiro "nacional socialista" a ser bem acolhido no Brasil; Josef Mengele, Franz Stangl, Gustav Wagner e Herbert Cukurs são algumas das celebridades arianas cristãs que refizeram tranqüilamente suas vidas em São Paulo. Sua Santidade deverá aproveitar a missa, planejada para um milhão de pessoas, para anunciar a canonização do primeiro santo 100% brasileiro - o que é de pasmar, já que milagreiros costumam brotar mais facilmente em áreas de esgoto a céu aberto, insalubres, desassistidas por..."

Gostaria que você comentasse!

Um grande abraço!
Catellius

Alphonse Rocha disse...

Portugueses de França estão convosco.
Nem agora nem nunca !
Continuemos o combate até à vitória final no dia de Nossa Senhora de Lourdes – 11 de Fevereiro.
Vejam aqui :
http://ilhas-oceanicas.blogspot.com/
Afonso Rocha

DELETADO disse...

Caro Amigo, infelizmente o mundo ainda não se uniu para uma pressão real pelo respeito ao meio ambiente.
Ongs e tratados tem dado pequenos passos, mas ainda inóquos e sera necessário uma moblização de todos, principalmente da população das grands cidades.
Vamos torcer!
Hugs
SôniaSSTJ

DELETADO disse...

Amigo, acabo de fazer um desabafo na minha nova postagem e espero que vc possa contribuir de alguma forma para me esclarecer.
A vovó aqui está se sentindo perdida e procuro por respostas!
Te aguardo,
SôniaSSRJ

Adryka disse...

Gritemos pelos que não tem o mesmo direito que nós!... que é o direito de nascer. bjs

Adryka disse...

Gritemos pelos que não tem o mesmo direito que nós!... que é o direito de nascer. bjs

Adryka disse...

Vamos todos gritar bem alto, por todos aqueles que como nós não tiverem direito a nascer. bjs

Savonarola disse...

Caro amigo,
venho só dizer-te que O Anarquista mudou de endereço para: http://o-anarquista.blogspot.com
Felicidades para A Paz Universal!

Isadora Lis disse...

Ei Moutinho,
cadê vc?

João Moutinho disse...

Boa Gente,
Agradeço a vossa presença neste blog depois de ter ibernado a muito contra vontade no espaço de um mês gregoriano.
Voltarei em breve.

DELETADO disse...

ylQueridos, essa é uma mensagem de retorno a atividade!
Voltei e deixei as explicações no meu blog.
Espero sua visita e breve voltarei a postar o que sempre postei, minhas idéias a respeito de tudo.
Mil vezes OBRIGADA! ao apoio que me deram, assim como as informações que me foram muito úteis.
Agradeço de coração todos os emails e comentários que recebi e desejo a todos uma ótima blogagem!
Beijos,
SôniaSSRJ (A original! E Voltando Para Ficar!)

PS: Voltarei para ler seus posts e comentar, já que estou defasada com essa longa parada!