A transição

Os antigos sistemas, culturas e estruturas sociais que se mantiveram isolados, correm o risco de, na presente época, desaparecerem, a menos que se adaptem.

Por vezes, na Natureza, há espécies que têm um grande poder de disseminação num curto espaço de tempo, mas que têm uma existência conspícua, pois são substituídas por outras formas superiores de vida. Imagine-se um terreno completamente despido de vegetação, as primeiras espécies a ocupar o terreno são plantas rasteiras de pequeno porte que se disseminam facilmente mas que mais tarde virão a ser substituídas por árvores, que tem um crescimento bastante mais lento.

Algo de semelhante vai acontecendo na sociedade humana da presente época, sistemas como o comunismo, nacionalismo ou capitalismo desenfreado, são infestantes que se disseminaram rapidamente mas que vão sendo substituídos aos poucos e poucos, mesmo que por vezes aparentem voltar. É um período de caos que só desaparecerá quando novas estruturas surgirem. Para os Bahá’is a alternativa, em termos de sistema de sociedade, é a Ordem Administrativa trazida por Bahá’u’lláh.

O processo de maturação da humanidade decorreu no seio da evolução da organização social. De início com a unidade da família, posteriormente no clã, tribo, estado, nação e, finalmente, a unidade de todo o género humano. “Vos sois os frutos de uma só árvore e folhas do mesmo ramo”.[i]



[i] Bahá’u’lláh, página 32

Comentários

Marco Oliveira disse…
"Para os Bahá'is a alternativa, em termos de sistema de sociedade, é a Ordem Administrativa trazida por Bahá’u’lláh."

Não estamos aqui a confundir a Ordem Administrativa da Comunidade Baha'i com uma Nova Ordem Mundial?

São coisas distintas, apesar de ser suposto a primeira ser o padrão para a segunda.

É por causa deste tipo de confusões que há baha'is que pensam que um dia a Casa Universal de Justiça será uma espécie de Governo Mundial.
João Moutinho disse…
Marco,
Não sou futurólogo :-)
Mas creio que haverá um Dia em que a Casa Universal de Justiça sê-lo-á.
Mikas disse…
Boa semana :-)

Mensagens populares deste blogue

Páscoa vista por um Bahá’í

The Sloan Digital Sky Survey

unsealed the choice Wine