A Poluição Industrial / Cultural

A poluição provocada pela adopção de tecnologia ocidental é acompanhada por uma outra poluição que poderá ser de índole cultural. Enquanto muitos povos vão progressivamente rejeitando a sua cultura tradicional são implacavelmente “bombardeados” com imagens de um certo paraíso terrestre algures na sociedade ocidental. Muitas vezes essas imagens que mostram um mundo paradisíaco estão associadas a bebidas alcoólicas, consumo de tabaco, sensualidade desmedida, por vezes até de droga e corrupção no sentido lato da palavra. Assim muitos jovens de países do Mundo em Vias de Desenvolvimento, juntamente com os seus congéneres dos países mais desenvolvidos, deixam-se cair na armadilha tecida por campanhas publicitarias e consideram como uma forma de emancipação certos hábitos que os prejudicam tanto a nível físico como mental.

O turismo, embora seja uma importante fonte de receitas, por vezes tem um efeito perverso; ajuda a desnivelar a sociedade em termos de distribuição de riqueza, destroi a cultura tradicional e promove o crime e a prostituição.

A corrupção é um sério problema que se espalhou como uma epidemia. Os governos que deveriam ser os primeiros a combater a corrupção são muitas vezes uma das suas principais fontes.

O dinheiro e os géneros fornecidos “perdem-se” geralmente nos caminhos obscuros de diferentes departamentos.

Comentários

Isadora Lis disse…
Moutinho,
que bom que vc voltou.

Boa semana,
Isadora.
PintoRibeiro disse…
Andas escondido K'mrd. Bom dia.
Mikas disse…
Corrupção não tem jeito
Excelente post, gostei. Boa semana.
Catellius disse…
Grande João Moutinho
Vá lá no Blog da Patrícia, que quer que o aquecimento global seja um grande "hoax", porque o Wall Street Journal assim o quer.
o endereço do post:
http://primeirograu.blogspot.com/2007/03/global-warming-fallacy.html

Mensagens populares deste blogue

The Sloan Digital Sky Survey

II. A vinda de Maomé profetizada por Jesus

Páscoa vista por um Bahá’í