quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

Salvaguarda do equilíbrio (3)

O trigo tem como centro de origem o noroeste do Iraque, sudeste da Turquia e nordeste da Síria, é nesta região que se encontram as plantas ancestrais do trigo, é aqui que se encontra a grande variedade genética desta cultura, mesmo com os bancos de sementes disseminados por diferentes países. O botânico Norman Myers considera que mais de dois terços da variedade genética do trigo é encontrada no seu centro de origem.
No caso da batata, o seu centro de origem são os Andes, no Peru e Chile, poderá ser mesmo que esta cultura tenha esses dois centros de origem.
O milho encontra o seu centro de origem nas zonas altas do México.

Estas zonas têm estado protegidas devido à sua difícil acessibilidade e pouca atractibilidade.
Esta protecção foi preciosa mas com o desenvolvimento das tecnologias e explosão demográfica, algumas destas zonas poderão estar em perigo.

5 comentários:

Sonia R. / Sombras disse...

Sempre com bons postes. Bom dia.

amadis / pintoribeiro disse...

Bom dia, abraço,

pianola / Sonia R. disse...

Não gosto do Natal com férias no Brasil, idosos abandonados nos corredores dos hospitais, gente a dormir na rua. Bom dia.

PlayingTheAngel disse...

passei pa te desejar um bom fim de semana e dizer k o teu blog continua espetacular

bjitos

Maria disse...

Pianola e natal em Portugal, acha que no Natal em Portugal tiram os idosos nos corredores dos hospitais? Aliás tiram-nos dos corredores e amontoam-nos numa sala, convidam uns cantores de pimba e festejam o Natal assim para ser transmitido pela TV.
Ou crianças abandonadas de repente ganham pais e mães e uma família inteira até o toque de relógio anunciar a meia-noite. E no outro dia voltam a ser crianças mais abandonadas ainda.
Ou ninguém dorme na rua! As pessoas dormem no caixão na rua, ainda mais nas noites frias de Lisboa.
E dão regalias aos nossos estimados drogados que trabalham de sol ao sol, arrumando os carros que nem precisam ser arrumados, para sustentar as suas necessidades básicas!