A Sura de Hud


Votamos ao estudo do Sagrado Alcorão e de forma algo intensiva.

A Sura de Hud

“Alif, lam, ra. Este é o Livro que tem os seus versículos confirmados e elucidados pelo Sábio, pelo Omnisciente. Não adoreis senão a Deus! Eu sou, vindo da Sua parte, um admoestador e um anunciador para vós.” - Sura de Hud (XI, v.1-2)

Nos primeiros vinte e quatro versículos desta Sura é explicado o que aconteceu aqueles que não acreditaram na palavra de Deus. A Sura mostra um sério aviso de como outras nações sofreram provações porque se recusaram em acreditar no Apóstolo que lhes foi enviado.

Noé e o Seu Povo

Enviámos Noé ao seu povo. Disse-lhes: “Eu sou um admoestador explícito para vós. Não adoreis senão a Deus! Eu temo para vós o tormento de um dia doloroso.” Os grandes dos que, entre o seu povo, não acreditavam, responderam: “ não te vemos senão como um mortal semelhante a nós, e não vemos que te sigam, sem reflexão, a não ser aqueles que são inferiores a nós. Não vemos em vós nenhum favor que vos situe sobre nós; pelo contrário, consideramo-vos impostores.”” - Sura de Hud (XI, v.25-27)

“Até que quando chegou a Nossa Ordem e brotou a água do forno, dissemos: “carrega a arca com todas as parelhas de dois animais, macho e fêmea; a tua família, com excepção daqueles a quem precedentemente se lançou a palavra de maldição, e quem crê”; mas poucos eram os que acreditavam com Ele.” - Sura de Hud (XI, v.40)

Hud e o Povo de A’ad

“Enviamos às gentes de A’ad o homem da sua tribo, Hud. Disse: “Meu povo! Adorai a Deus; não tendes outro deus senão Ele. Não passais de impostores.” - Sura de Hud (XI, v.50)

“Responderam: “Hud! Não nos trouxeste uma prova. Não abandonamos os nossos deuses pelo que dizes. Nós não cremos em ti.” - Sura de Hud (XI, v.53)

“Quando veio a Nossa Ordem, salvámos a Hud e aqueles com que Ele criam, mediante misericórdia proveniente de Nós, e salvámo-los de um duro tormento. Esses, os de A’ad, negaram os versículos do seu Senhor, desobedeceram aos Seus Enviados e seguiram a ordem dos homens insensatos, de maneira pertinaz. Neste Dia e no Dia da Ressurreição perseguí-los-á a maldição. Os de A’ad não acreditaram no seu Senhor! Longe daqui, povo de A’ad, gentes de Hud!” - Sura de Hud (XI, v.58-60)

Saléh e o Povo de Çamudes

Enviámos aos Çamudes o homem da sua tribo, Saléh. Disse: “Meu povo! Adorai a Deus, não tendes outro deus senão Ele! Ele vos formou a partir da Terra e vo-la fez habitar. Pedi-Lhe perdão e voltai para Ele. Na verdade, o meu Senhor está próximo.” Responderam: “Saléh! Antes disto foste para nós motivo de esperança, e agora proíbes-nos que adoremos o que adoravam os nossos pais? Nós, realmente, estamos numa grande dúvida quanto a que nos propões.” - Sura de Hud (XI, v.61-62)

Quando veio a Nossa Ordem, salvámos a Saléh e aos que com ele acreditavam, mediante a misericórdia proveniente de Nós, da humilhação desse dia. Na verdade, o teu Senhor é o Forte, o Poderoso. O terramoto apoderou-se dos que forma injustos, e apareceram em suas casas, pela manhã, mortos de bruços.” - Sura de Hud (XI, v.66-67)

Acerca do que ocorreu com o povo de Çamud, o Alcorão indica que um terramoto os destruiu:

O terramoto apanhou-os e em suas casas amanheceram mortos de bruços.” - Sura “O Muro” (VII, v.78)

O Povo de Abraão

Mas respondemo-Lhe: “Abrãao! Deixa isto! Na verdade, veio a Ordem do Teu Senhor e chegar-lhes-á, sem remédio, um tomento.” - Sura de Hud (XI, v.76)

O Povo de Lot

Quando veio a Nossa Ordem, pusemos a cidade de baixo para cima e fizemos chover pedras de argila sem interrupção. Elas vinham marcadas pelo teu Senhor. Estas pedras não estão afastadas dos injustos.” - Sura de Hud (XI, v.82-83)

Xuaib e Povo de Madianitas

“Enviámos aos madianitas o homem da sua tribo, Xuaib. Disse: “Meu povo! Adorai a Deus. Não tendes outro Deus senão Ele.....Responderam: Xuaib! A tua oração manda-te que abandonemos o que os nossos pais adoravam ou que não façamos de nossos bens o que quisermos? Tu, realmente tu, és o Bondoso, o Recto?” - Sura de Hud (XI, v. 84-87)

Responderam: “Xuaib! Não compreendemos grande parte do que dizes. Vemos-te fraco entre nós e se não fosse pelo teu clã já te teríamos maltratado. Tu não tens poder sobre nós.” - Sura de Hud (XI, v.91)

Quando veio a Nossa Ordem, salvámos a Xuaib e aos que com ele acreditavam, mediante misericórdia proveniente de Nós. O terramoto apoderou-se dos que forma injustos, e apareceram em suas casas, pela manhã, mortos de bruços.” - Sura de Hud (XI, v.94)

O Povo de Noé foi avisado de que “de um dia doloroso” se abateria sobre eles. Ao de A’ad foi-lhe falado da “ maldição” que ocorreria no “Dia da Ressurreição”. O “terramoto” é o que ocorrerá ao povo de Çamudes. Da mesma forma o Alcorão fala da chuva de pedras que se abateu sobre Lot, e uma violente tempestade castigará o povo de madianitas. Também é relatada a história do faraó, tal como a história de como Moisés e Jesus foram rejeitados perante a quem apareceram.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

The Sloan Digital Sky Survey

II. A vinda de Maomé profetizada por Jesus

Páscoa vista por um Bahá’í