sábado, 15 de novembro de 2008

Vida em Marte?


Uma elevação de gelo foi descoberta na região de Deuteronilus Mensae, entre o hemisfério sul rugoso e as planícies do norte do Planeta Vermelho. Os glaciares descobertos anteriormente em Marte tinham diversos milhares de anos, e o presente é o primeiro a contar apenas séculos.

A sonda Sharad poderá ter detectado gelo em estruturas geológicas distintas a meio do hemisfério norte do planeta. Estas estruturas têm várias centenas de metros de profundidade, em que 50 por cento é constituído por gelo, mas a quantidade poderá ser muito maior.

A Sharad foi construída para detectar os materiais que estão abaixo da superfície de Marte até um quilómetro de profundidade. A sonda obteve as informações sobre os materiais através das ondas de rádio que envia para o planeta e do tempo que estas demoram a voltar e da sua força.

Foi assim que se descobriu o gelo nos pólos. Mas os cientistas já desconfiavam da existência de mais gelo em formações características, em forma de cúpulas, situadas a meio dos dois hemisférios do planeta. Por isso ordenaram à sonda para pesquisar uma destas regiões chamada Deuteronilus Mensae, no norte de Marte.

Sem comentários: