14. A explosão demográfica.

Uma questão já por várias vezes debatida é aquela que diz respeito à explosão demográfica que atinge essencialmente os países mais pobres.

Este crescimento populacional é associado com a destruição de recursos, aumento de pobreza e o crescimento de megacidades, particularmente nos países pobres. Para muitos biólogos a Terra já não pode comportar mais gente mas muitas economistas diferem desta opinião.

A questão da distribuição de alimentos ser insuficiente em diferentes regiões do Globo não se deve ao excesso populacional mas mais a factores sociais. O problema populacional é apenas um sintoma do desequilíbrio da sociedade actual. No passado, a alta taxa de natalidade era compensada pela elevada taxa de mortalidade que era comum.

A moderna medicina, com as suas novas descobertas, diminuíu de forma drástica a taxa de mortalidade. A assistência social aos mais desfavorecidos é outro factor que permitiu o prolongamento da vida humana nos países desenvolvidos.

Actualmente nos países ricos há uma pequena diferença entre a taxa de natalidade e a de mortalidade, o crescimento populacional é quase estacionário. Outros há em que a taxa de mortalidade é superior a de natalidade, o que de forma alguma deverá ser fonte de regozijo.

Os países ricos disseminaram a medicina pelos países pobres, particularmente após a 2.ª Guerra Mundial, o que provocou a franca diminuição do número de mortes, mas as taxas de natalidade pouca alteração sofreram.

Diferentes factores têm contribuído para tal, a disparidade da riqueza poderá ser um deles.

Mas talvez a melhor forma de resolver este problema, e muitos outros, nos países em vias de desenvolvimento, consiste em apostar de forma objectiva na educação das meninas, futuras mães em potencial, pois que a educação feminina será mesmo mais importante que a masculina. Apostando-se naquela poder-se-á avançar mais duas ou três gerações caso se apostasse apenas na educação masculina.

Comentários

Anónimo disse…
Comento o texto convidando o dono deste blog e todos os leitores a acessarem o blog:

www.saborearavida.blogspot.com

Recomendo tb o acesso aos sites linkados no blog:
Fim dos Tempos.net
Recados do Aarão

Abraço

Mensagens populares deste blogue

The Sloan Digital Sky Survey

II. A vinda de Maomé profetizada por Jesus

Páscoa vista por um Bahá’í