8. O Problema Automóvel (2)
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Em muitas zonas votadas ao ostracismo as estradas são encaradas como um factor de desenvolvimento, mas estudos realizados no Reino Unido provaram que a construção de estradas não é tão eficaz para a promoção do desenvolvimento regional como acções consertadas com as populações. Estes estudos consideraram o caminho de ferro como uma boa alternativa e que a construção de uma nova estrada induz um aumento de 10% de tráfego logo a seguir à sua abertura. Se por um lado as auto-estradas facilitam o descongestionamento do tráfego existente por outro aumentam-no francamente.
Um caminho de ferro com duas vias pode transportar o mesmo número de pessoas do que 16 pistas de automóveis numa hora. O que não tem evitado que a grande aposta se faca sentir nas auto-estradas. Nas duas últimas décadas estas duplicaram na Europa e a rede de caminhos de ferro praticamente estagnou, em Portugal tem mesmo vindo a diminuir.
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O automóvel é entendido como o zénite da liberdade individual mas sendo conhecidos os malefícios que traz à colectividade torna-se um caso em que o direito do indivíduo entra em confronto com a defesa da colectividade e das gerações vindouras.
O lobby da construção de automóveis, como de estradas, é poderosíssimo e poucos estarão dispostos a abdicar dos seus direitos individuais. Urge procurar medidas alternativas, dever-se-ia investir cada vez mais em fontes de energia não poluentes.
Comentários
Ya Bahá’u’l-Abhá!
Postei em meu blog um texto comparando deuses romanos aos dias da semana e aos pecados capitais.
Seu comentário é de máxima importância!
Um abraço e feliz ano novo.
O link para o post:
http://eneadactilo.blogspot.com/2006/12/deuses-e-pecados-capitais.html
O Brasil é um país enorme e as estradas q ainda estão nas mãos do governo (São Paulo já privatizou todas e são maravilhosas porém com um pedágio muito caro) estão sucateadas.
A solução seria uma rede ferroviaria ligando Norte ao Sul, mas isso nenhum presidente cogita.
Infelizmente.