Prémio Nobel da Física

O Prêmio Nobel de Física 2008 foi atribuído ao americano Yoichiro Nambu (na fotografia) de 87 anos e nascido em 1921 no Japão trabalhando actualmente no Instituto Enrico Fermi de Chicago e aos japoneses Makoto Kobayashi e Toshihide Maskawa por trabalhos sobre a física de partículas elementares da matéria, os quarks, anunciou hoje (07-10-2008) o Comité Nobel da Real Academia Sueca. Kobayashi, 64 anos, é professor honorário do Centro de Pesquisas de Tsukuba (Japão) e Maskawa, 68 anos, é professor honorário no Instituto de Física Teórica de Yukawa (Japão).

Nambu , receberá metade do prémio pela "descoberta do mecanismo de ruptura espontânea de simetria em física subatómica", segundo o júri do Comité Nobel.

Os seus trabalhos alimentam a teoria do "Modelo Standard", que tenta descrever as partículas elementares que ajudam a explicar a natureza da matéria e as origens do Universo, criado no "Big Bang" há 14 bilhões de anos.

Os dois cientistas japoneses foram premiados pela "descoberta da origem da ruptura espontânea de simetria que supõe a existência de pelo menos três famílias de quarks na natureza", acrescenta o Comité.

O quark é uma partícula subaquática fundamental de carga eléctrica fraccionário (2/3 ou 1/3 da carga do electrão) e de spin + 1/2, considerada um dos constituintes fundamentais da matéria.

A questão da simetria faz parte dos grandes enigmas da Física. Durante a formação do Universo, no momento do Big Bang, foram produzidas quantidades iguais de matéria e de antimatéria que deveriam ter se anulado mutuamente.

"No entanto, não foi isto que aconteceu", destaca o comunicado do Comité Nobel. "Houve um desvio minúsculo de uma partícula suplementar de matéria por cada 10 bilhões de partículas de antimatéria. É esta ruptura de simetria que parece ter permitido a sobrevivência de nosso Universo", acrescenta a Academia.

Até hoje boa parte do que realmente aconteceu em nosso Universo não foi explicado. O superacelerador de partículas que foi colocado em funcionamento em Genebra, mas foi desligado por problemas de vazamento, tentava encontrar respostas, lembram os membros do júri.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

The Sloan Digital Sky Survey

II. A vinda de Maomé profetizada por Jesus

Páscoa vista por um Bahá’í