Controle dos Recursos Naturais

Perante a potencial crise alimentar e consequentemente social transmito aquilo que penso ser a forma de resolução dos problemas planetários.

Os escritos Bahá’is subentendem que a protecção, exploração e extracção dos “vastos e inimagináveis recursos[i] terrenos, devem, inevitavelmente, a longo prazo, estar sob a jurisdição de um “sistema federal mundial[ii]. Esse sistema basear-se-á no reconhecimento da “unidade do género humano[iii], exercerá uma “autoridade incontestada[iv] sobre os recursos terrenos, mas assegurará, igualmente, a justiça social e económica. Shoghi Effendi escreve:

O advento da Revelação de Bahá’u’lláh...deve ser considerado o período em que a humanidade inteira chega à maturidade. Não deve ser vista como apenas mais uma das renascenças espirituais pelas quais o sempre variante destino da humanidade a fez passar, nem como somente uma etapa mais adiantada numa série de Revelações progressivas, nem mesmo como a culminação de um dos ciclos proféticos que, de tempos em tempos, se repetem, mas, antes, devemos vê-la como o indício da etapa final e mais elevada em toda a estupenda evolução da vida colectiva do Homem sobre este planeta. No que diz respeito a esta vida planetária, devemos considerar como ponto culminante na organização da sociedade humana, a formação da comunidade mundial, a adopção do conceito de cidadão do mundo, a fundação de uma civilização mundial e uma cultura mundial, embora o Homem como indivíduo possa, ou melhor, deva, continuar sempre a progredir e a desenvolver-se em consequência desta consumação...[v]


[i] Conservação dos recursos da Terra, página 28

[ii] Conservação dos recursos da Terra, página 28

[iii] Conservação dos recursos da Terra, página 28

[iv] Conservação dos recursos da Terra, página 28

[v] Bahá’u’lláh e a Nova Era, página 197

Comentários

Mensagens populares deste blogue

The Sloan Digital Sky Survey

II. A vinda de Maomé profetizada por Jesus

Páscoa vista por um Bahá’í