Bondade para com os animais

Bahá’u’lláh diz ao homem para “mostrar bondade para com os animais[i] e adverte contra a “caça em excesso”[ii].(66) Em “O Livro Sacratíssimo” está escrito: “Não sobrecarregais um animal com mais do que ele pode suportar. Nós, em verdade, proibimos tal tratamento mediante firmíssima interdição registrada no Livro. Sede vós as personificações da justiça e da equidade em meio de toda a criação.”[iii]

Relativamente a este assunto ‘Abdul-Bahá escreve: “Em conclusão, não é apenas aos seres humanos que os crentes em Deus devem tratar com bondade e compaixão, mais propriamente devem mostrar amor e bondade a todas as criaturas vivas. Em tudo o respeitante ao físico, e onde o espírito animal é considerado, os mesmos sentimentos são partilhados pelo animal e pelo homem. O homem não tem o poder de compreender esta verdade, no entanto, ele acredita que as sensações físicas são limitadas aos seres humanos, e por esse motivo é injusto e cruel para os animais.

E ainda, em verdade, que diferença quando chegam as sensações físicas? Os sentimentos são idênticos, qualquer que seja o sofrimento infligido no homem ou no animal. Não há diferença qualquer que ela seja. E na verdade vós fazeis pior ao praticardes uma agressão a um animal, o homem tem uma linguagem, ele pode queixar-se, ele pode bradar e chorar; se injuriado ele pode recorrer às autoridades e estas protegerem-no do agressor. Mas o infeliz animal é mudo, não tem capacidade para expressar a sua dor nem apresentar queixa às autoridades. Se um homem inflige milhares de agressões a um animal, ela nem pode proteger-se com a fala nem arrastá-lo para um curral. Por conseguinte, é essencial que mostrais publicamente a maior consideração possível para com os animais, e que sejais mesmo mais bondosos para com eles do que com os vossos semelhantes.

Treinai as vossas crianças desde cedo para serem infinitamente meigas e amorosas para com os animais. Se um animal estiver doente, deixai as crianças tentarem ajudá-lo, se ele tiver fome, deixai-as alimentá-lo, se está com sede deixai-as apagar-lhe a sede, se cansado deixai-as vê-lo repousar.

A maior parte dos seres humanos são pecadores mas os animais são inocentes. Certamente aqueles sem pecado deverão acolher com a maior bondade e amor - todos excepto os animais que são perigosos... Mas para os animais abençoados a maior bondade deve ser demonstrada, o melhor do melhor. Ternura e amor cheio de bondade são princípios básicos do Reino celestial de Deus. Devereis tomar este assunto em maior consideração em vossas mentes.
[iv]

Os escritos Bahá’is também afirmam que o consumo de carne não é um pré-requisito para a saúde:

“Relativamente ao consumo de alimento animal e sua abstinência, ... o homem não necessita de carne nem é obrigado a comê-la. Mesmo assim, sem comer carne ele deverá viver com maior vigor e energia... Verdadeiramente a matança de animais e o consumo da sua carne é algo de contrário à piedade e compaixão, e se um indivíduo se puder contentar com cereais, fruta, azeite e frutos secos como pistácios, amêndoas ou outros, seria sem qualquer dúvida melhor e mais gentil
[v].






[i] Conservação dos recursos da Terra, página 19
[ii] Conservação dos recursos da Terra, página 19
[iii] Kitab-i-Akdas, página 70
[iv] Conservação dos recursos da Terra, página 20
[v] Conservação dos recursos da Terra, página 20

Comentários

Anónimo disse…
Pois é João, cá estou a agitar as águas, o homem alimenta-se de carne desde os primórdios dos tempos. Aliás o Homo Erectus aumenta o tamanho do cérebro exactamente por se alimentar de carne. O Homo Faber desensenvolveu-se da mesma maneira, e o Homo Sapiens ainda hoje viveria nas árvores se não fosse a carne. Hoje o Homo Sapiens Sapiens que já vai à Lua continua a necessitar de carne para que as proteínas o mantenham de boa saúde.

E só para complementar, será que os Mensageiros Divinos nunca comeram carne?

Sou mesmo mauzinho, não sou?
É óbvio que vou ter contra mim todos os vegas e não vegas que por aí pululam. Também é verdade que Sansão nunca comeu carne e os maiores animais do mundo, elefantes e baleias, também não comem carne mas olhem para o tamanho dos cérebros deles.
Anónimo disse…
Olha desculpa lá João, esqueci-me que os Budistas, oficialmente, não comem carne, o que não quer dizer que Sua Santidade O Buda não tivesse feito, antes de se tornar no Iluminado!
Mas das Nove Religiões Monoteístas é a única excepçao que vem confirmar a regra.
Anónimo disse…
Mas Elfo,
Limitei-me a citar as Escrituras Sagradas.
Anónimo disse…
Eu sei!
SAM disse…
A todos os que demonstraram interesse pela campanha do Dia dos Direitos Humanos, no post de hoje do blog poderão encontrar mais detalhes sobre o tema.
Conto convosco!
Obrigado.
Citadino Kane disse…
João,
Um bom fim de semana e muita paz!
Abraços,
Pedro

Mensagens populares deste blogue

Páscoa vista por um Bahá’í

The Sloan Digital Sky Survey

unsealed the choice Wine