O Nobel da Paz
Al Gore foi designado em 12 de Outubro do ano corrente vencedor do Prêmio Nobel da Paz juntamente com o corpo de especialistas do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (IPCC), órgão responsável pelas pesquisas e relatórios tidos como referência internacional sobre o assunto.
O trabalho do antigo presidente dos EUA na divulgação mundial das mudanças climáticas é notório.
Al Gore ganhou destaque como defensor da necessidade de combater o aquecimento global em 2006, ao lançar o filme "Uma Verdade Inconveniente", no qual apresentou uma série de evidências de que a emissão de dióxido de carbono, agravada pela ação humana, tem sido a responsável pelo aumento brusco de temperatura no planeta, com clara repercussão nas zonas polares.
Em 2007, a obra de Al Gore ganhou visibilidade ao conquistar o Oscar de melhor documentário. Desde então, o filme tornou-se um marco na agenda internacional e acabou por reforçar os alertas já divulgados pelo IPCC sobre a gravidade do impacto humano no clima.
Antes de produzir "Uma Verdade Inconveniente", Al Gore já era um habituendo em conferencias sobre o tema em diversos países, isto após ser derrotado pelo actual presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, na eleição de 2000. Já antes escrevera o livro "A Terra à Procura de Equilíbrio", onde se faz referência à Fé Bahá'í.
Infelizmente os Estados Unidos não assinaram o Protocolo de Quioto. No entanto, recentemente
têm dado um sinal de flexibilização ao discutirem um acordo internacional de redução das emissões de dióxido de carbono – o presidente Bush citou trabalhos do IPCC, durante uma reunião em Setembro, em Washington.
têm dado um sinal de flexibilização ao discutirem um acordo internacional de redução das emissões de dióxido de carbono – o presidente Bush citou trabalhos do IPCC, durante uma reunião em Setembro, em Washington. Sem qualquer conotação politica, considero a atribuição deste prémio Nobel extremamente oportuna a um dos grandes pensadores da actualidade.
Comentários