Steven Weinberg

Steven Weinberg, professor de Física na Universidade de Harvard, co-Vencedor do Prémio Nobel da Física em 1979, no seu livro “ Os três primeiros minutos do Universo” escreve:

O Universo está em expansão e está repleto de uma radiação universal e de uma temperatura actual de cerca de 3 K (1 Kelvin = -273ºC). Esta radiação parece ser o vestígio de uma época em que o Universo era verdadeiramente opaco e em que era cerca de 1000 vezes mais pequeno e mais quente do que actualmente. [...]Quando o Universo era 1000 vezes mais pequeno do que actualmente e o seu conteúdo material se encontrava prestes a ficar transparente à radiação, o universo estava também prestes a passar de uma era dominada pela radiação para a era actual, dominada pela matéria. Durante a era dominada pela radiação, não só o número de fotões por partícula nuclear era o mesmo que actualmente, mas também a energia dos fotões individuais era suficientemente elevada para que a maior parte da energia do universo se encontrasse na forma radiactiva, e não na de matéria. Portanto podia ser uma boa abordagem tratar o universo, durante essa era, como se ele estivesse simplesmente cheio de radiação, desprezando a presença de matéria. Uma precisão importante deve completar esta conclusão. Em tempos mais remotos, a matéria era importante, mas tratava-se então de matéria de natureza muito diferente da que constitui o nosso universo actual.[...]”

Comentários

João Moutinho disse…
Da próxima ponho-me a falar do SLB e da saída do Fernando Santos, talvez alguém passe por aqui há procura de assunto de interesse universal.
Anónimo disse…
Não sejas pessista, rapaz!

Mensagens populares deste blogue

The Sloan Digital Sky Survey

II. A vinda de Maomé profetizada por Jesus

Páscoa vista por um Bahá’í