Círculo vicioso de investimento

Os países em vias de desenvolvimento acabam por cair num circulo vicioso em que os seus governos despendem o pouco dinheiro que têm em armas em vez de o canalizarem para o desenvolvimento do próprio país, o que provoca o descontentamento social e a revolta das populações. Face a este descontentamento os governos recorrem a medidas autoritárias para controlar essas populações carenciadas e muitas vezes famintas, para este controlo investe-se em armas.

É curioso que, por ironia do destino, as duas nações perdedoras da Segunda Guerra Mundial, o Japão e a Alemanha, sejam hoje dois gigantes económicos que, por estarem proibidas por tratados, de canalizarem os seus recursos paras fins bélicos possam ter investido na educação e industrialização dos seus próprios países.

Os programas de desenvolvimento são muitas vezes executados de costas voltadas para as populações. Estes programas são frequentemente planeados de forma a “importar” a cultura de uma região do planeta completamente diferente, quer sob o ponto de vista social, climatérico ou industrial. Em termos agrícolas o recurso forçado de modelos de outras latitudes poderá ser catastrófico, embora nos países de origem tenha um aparente sucesso.

Comentários

Mikas disse…
Nunca tinha visto as coisas desse prisma em relação à Alemanha e ao Japãp, mas não posso deixar de concordar.

Mensagens populares deste blogue

The Sloan Digital Sky Survey

II. A vinda de Maomé profetizada por Jesus

Páscoa vista por um Bahá’í