sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

A Água (1)

Significativo à escala mundial é a acumulação e transporte de poluição na água. As mesmas propriedades que fazem da água um solvente universal, e ideal para a vida, também a poderão transformar em fonte de materiais poluentes e nefastos para a existência de vida.

Há cerca de pouco mais de um século não haveria grande problema, no que diz respeito a médio e longo prazo, na descarga de resíduos, pois estes eram na sua maioria orgânicos.

Actualmente muitos dos resíduos são constituídos por materiais químicos inorgânicos, sendo descarregados nos rios, ou de uma forma mais insidiosa, nos cursos de água subterrâneos, as quais mais tarde irão desaguar nos oceanos. Ao longo do tempo, antes da água chegar aos oceanos, ia sendo progres sivamente purificada através de processos naturais, essencialmente no que respeita a matéria orgânica.

No entanto, actualmente, são enviados directamente para os rios vários compostos químicos não existentes na natureza como compostos de cloro, metais pesados, hidrocarbonetos provenientes dos escapes de automóveis e muitos outros compostos feitos pelo Homem; outros poluentes são lavados na atmosfera pela água das chuvas, é o caso das chuvas ácidas que tanto têm danificado a Floresta Negra na Europa Central.

As chuvas ácidas são um sério problema. Resultam da combustão de fósseis e libertação para a atmosfera de óxidos nítrico e sulfurosos.

A acção de poluentes orgânicos em grande escala e fertilizantes lixiviados na agricultura alteram o balanço natural dos ecossistemas favorecendo francamente umas espécies em detrimento de outras. Serão exemplos as marés vermelhas de agentes tóxicos provocadas pela proliferação de algas microscópicas; tem-se tornado comum em muitas zonas costeiras, aquilo que anteriormente seria um caso pontual. Uma explosão populacional de algas ao longo da costa da Escandinávia libertou uma grande quantidade de toxinas que provocaram a morte de vários géneros de peixes e algas afectando as pescas e a aquacultura.

Demasiadas facilidades na vida moderna, como um duche diário, impedem-nos de entender o quanto importante e imprescindível é este recurso.

7 comentários:

chuvamiuda disse...

.............
uma realidade arrepiante


que teimosamente ignoramos
.............


Bom dia

Josefa Pacheca Pereira disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Josefa Pacheca Pereira disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Opintas / Bernardo disse...

Bais tomar banho carago ou dar banho ao cão?

Luna disse...

Como é pena , julgamos-nos seres inteligentes e estamos a destruir a nossa propria sobrevivencia

Dad disse...

Vou estar muito ocupada.
Possivelmente não poderei voltar aqui
Senão depois do Natal.
Deixo-te um beijinho com os desejos
De muita felicidade.

Barão da Tróia II disse...

Continuamos a fazer de conta que não é nada connosco, um dia lixamo-nos. Boa semana.