A vida de de Maomé (7.ª parte)

Voltarei a fazer uma breve referência sobre a vida do Fundador da Religião Islâmica.

Maomé após regressar a Medina no Verão de 632, ficou febril e após algumas semanas a debater-se com a doença veio a falecer.

No início de Seu ministério, ensinou uma ética muito centralizada na adoração a um só Deus e banimento do paganismo.

Houve três pontos-chave constantemente relembrados aos crentes:
1. Crença num só Deus e rejeição de todos os ídolos;
2. Crença em Maomé como Mensageiros de Deus;
3. Crença no dia do Julgamento.

A estes pontos foram acrescentados os seguintes rituais e regras:
1. Oração obrigatória, cinco vezes ao dia;
2. Jejum no mês do Ramadão;
3. Pagamento da esmola;
4. Peregrinação a Kaaba;
5. Jihád, ou guerra santa contra os idólatras.

Além destes foram sendo transmitidas um séria de leis para reger a vida social tais como casamento, divórcio, herança. Outras versavam um código de conduta moral e ética onde eram enfatizados o valor da castidade, honestidade, tolerância, solidariedade e perdão. Estes princípios vieram a tornara-se a base das fundações da comunidade islâmica.

Provavelmente o maior feito de Maomé, aos olhos dos homens, terá sido o de juntar uma série díspar de tribos, muitas vezes inimigas juradas, numa só nação. Esta viria a transformar a inimizade em união fraterna, tão forte que era que nem os orgulhosos e poderosos impérios persa e bizantino lhe conseguiram fazer frente. Tão poderoso foi este ímpeto dado à nação islâmica que no espaço de uma geração veio a conquistar o território desde a Tunísia até à fronteira com a Índia. No espaço de poucas gerações este povo ignorante de costumes bárbaros e primitivos veio a ser o farol da civilização ocidental por mais de quatro séculos.

Acerca da vida de Maomé, todas as fontes bibliográficas, indicam ter usufruído de um vida simples e mesmo austera. Apesar de nos últimos de Sua vida ser um governante poderoso sempre se satisfez com roupas modestas e comida frugal. Os Seus julgamentos eram reconhecidos pelos Seus seguidores e adversários, como sendo cheios de sabedoria. Em termos políticos nunca utilizou a força quando era possível recorrer a negociações e só iniciou as agressões após os adversários terem demonstrado as suas intenções hostis. As poucas execuções por Ele ordenadas foram dirigidas a homens que de forma continuada se opuseram à Sua posição e minavam a comunidade. A alguns dos inimigos recebia de forma tão magnânime que os Seus seguidores se queixavam de aqueles serem melhores tratados do que eles próprios.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

The Sloan Digital Sky Survey

II. A vinda de Maomé profetizada por Jesus

Páscoa vista por um Bahá’í