segunda-feira, 7 de março de 2011

A panspermia (uma vez mais)


Richard Hoover, um cientista da Nasa anunciou que encontrou fósseis de vida extraterrestre em fragmentos de meteoritos, em um artigo publicado no periódico Journal of Cosmology.

Hoover estudou fragmentos de vários tipos de meteoritos com compostos de carbono, que podem conter níveis importantes de água e material orgânico. Nos fragmentos considera ter encontrado seres semelhantes a bactérias a que chamou de “fósseiss indígenas”, acreditando terem se formado fora da Terra e não após a queda do meteorito no planeta.

Richard Hoover anexou ao artigo fotos nas quais aparecem formas similares a vermes.”Estas bactérias fossilizadas não são contaminadoras para a Terra. São restos fossilizados de organismos vivos que existiram em corpos celestes similares aos deste meteoro, como cometas, luas e outros”, destaca.

A notícia gerou, ao mesmo tempo, entusiasmo e cepticismo na comunidade científica. Cem especialistas analisam a descoberta, de acordo com o pesquisador. “Dado o carácter controverso da descoberta, convidei 100 especialistas e enviei uma convocação geral para que 5.000 cientistas revisem o artigo e façam uma análise crítica”, afirmou Hoover.