DNA/RNA

Todo o organismo vivo apresenta características visíveis tais como cor, estrutura, tamanho ou outras.
Estas características formam o seu fenótipo, que é determinado pela interacção entre o genótipo do organismo e o meio em que ele vive. O genótipo corresponde ao conjunto de informações contidas no material genético de um organismo. Estas informações ditam como o organismo será construído e mantido enquanto ser, são reproduzidas a cada divisão celular e podem ser herdadas no momento da reprodução.
A genética é a área da Biologia que se dedica ao estudo de genes. Os genes são as principais unidades de informação biológica contidas no material genético de um organismo. Um gene armazena as instruções para sintetização de moléculas que participam de reacções metabólicas que ocorrem na célula. Na maioria dos organismos, os genes, assim como todo o material genético dos organismos, são compostos de DNA. Existem alguns vírus, denominados retrovírus que possuem material genético
composto de RNA.

DNA & RNA
O DNA ou ácido desoxirribonucleíco é um dos dois tipos de ácidos nucleícos encontrados dentro da célula de um organismo. É um polinucleotídeo composto por 4 tipos de nucleotídeos diferentes.
Cada nucleotídeo é composto por três partes: uma pentose denominada desoxirribose, um grupo fosfato e uma base nitrogenada que é diferente em cada um dos 4 tipos de nucleotídeos.

O outro tipo de ácido nucleíco é o RNA ou ácido ribonucleíco. A sua composição química é similar à do DNA.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

The Sloan Digital Sky Survey

II. A vinda de Maomé profetizada por Jesus

Páscoa vista por um Bahá’í