In http://www.bahai.org.br/emad/EmaDes.htm

O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O ESPÍRITO HUMANO
Adaptação da declaração apresentada à Cúpula da Terra
(Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento)
Rio de Janeiro, Brasil.

Acima de questões técnicas e políticas tais como os limites a serem estabelecidos para a emissão de gases do efeito estufa, como promover o desenvolvimento sustentável, e quem pagará a conta, a pergunta fundamental com que se defronta a comunidade mundial é esta: Pode a humanidade, com seus padrões arraigados de conflito, egoísmo e conduta tacanha, comprometer-se com uma cooperação esclarecida e com um planejamento de longo prazo em escala global?

O processo da Cúpula da Terra realçou tanto a complexidade como a interdependência dos problemas que a humanidade enfrenta. Nenhum desses problemas - as iniquidades debilitadoras do desenvolvimento, as ameaças apocalípticas do aquecimento atmosférico e da destruição da camada de ozônio, a opressão da mulher, o abandono de crianças e poulações marginalizadas, para citar apenas alguns - pode ser abordado com realismo sem que se considerem todos os demais. É impossível solucionar qualquer um deles sem uma magnitude de cooperação e coordenação em todos os níveis que ultrapassa em muito qualquer esforço anterior da experiência coletiva da humanidade.

O potencial para tal cooperação, entretanto, é solapado pela distorção geral do caráter humano. Embora não sejam comumente discutidas no contexto dos desafios do meio ambiente e do desenvolvimento, vigoram no mundo atual certas tendências - que incluem a carência generalizada de disciplina moral, a glorificação da ambição e da acumulação material, a destruição crescente da família e das comunidades, o alastramento da anarquia e da desordem, a ascensão do racismo e do fanatismo, e a atribuição de prioridades a interesse nacionais em detrimento do bem-estar da humanidade - as quais todas, sem excessão , destroem a confiança mútua, alicerce da cooperação.

A reversão dessas tendências destrutivas é essencial para o estabelecimento da unidade e da cooperação. Isso exigirá uma compreensão mais profunda da natureza humana; pois embora a economia, a política, a sociologia e a ciência ofereçam ferramentas importantes para a abordagem das crises interdependentes que afligem a humanidade, uma verdadeira superação do estado de perigo em que se encontram os assuntos humanos só poderá ser levada a efeito quando a dimensão espiritual da natureza humana for levada em conta e o coração humano, transformado.

Embora certos aspectos místicos não sejam fáceis de explicar, a dimensão espiritual da natureza humana pode ser compreendida, em termos práticos, como a fonte das qualidades que transcendem a estreiteza do interesse próprio. Tais qualidades compreendem o amor, a compaixão, a tolerância, a fidedignidade, a coragem, a humildade, a cooperação e a vontade de sacrificar-se pelo bem comum - qualidades de uma cidadania esclarecida, capaz de construir uma civilização mundial unificada.

As transformações profundas e de vasto alcance, a unidade e a cooperação sem precedentes, necessárias à reorientação do mundo rumo a um futuro de justiça e sustentável quanto ao meio ambiente, só serão possíveis tocando-se o espírito humano, apelando-se àqueles valores universais que, por si só, podem capacitar os indivíduos e os povos a agir em conformidade com os interesses de longo prazo do planeta e do gênero humano como um todo. Uma vez explorada, essa fonte poderosa e dinâmica de motivação individual e coletiva liberará um espírito tão profundo e salutar entre os povos da Terra que poder algum será capaz de resistir à sua força unificadora.

A verdade espiritual fundamental da nossa era é a unidade da humanidade. A aceitação universal desse princípio - com suas implicações em relação à justiça social e econômica, à participação universal em processos decisórios insentos de antagonismo, à paz e segurança coletiva, à igualdade dos sexos e à educação universal - possibilitará a reorganização e administração do mundo como um só país, o lar da humanidade. Há mais de cem anos atrás, Bahá’u’lláh conclamou os governantes e povos da terra a tornarem sua visão mundialmente abrangente: "Que não se vanglorie quem ama seu próprio país, mas sim, quem ama o mundo inteiro". Este desafio ainda deve ser atendido.

Bahá’í International Community Office of the Environment 866 United Nations Plaza, suíte 120 New York, NY 10017 USA Tel: 212-756-3500 Fax: 212-756-3573

Escritório Bahá’í de Meio Ambiente e Desenvolvimento Caixa Postal 7035 - 71619 Brasília, DF Tel: (061) 248-4718 Fax: (061) 248-4321

Comentários

SAM disse…
Caro amigo,

Queria pedir-te que, no que concerne ao meu blog, Fênix ad Eternum, não o pusesses como "blog bahá'í". Caso me permitas, sugiro que o ponhas como "blog de bahá'ís" (pois eu sou bahá'í, mas o blog não) ou que o colocasses sob a alçada dos blogs culturais (creio que este poderia ser mais adequado que os artísticos), pois a minha intervenção no blog tem sido, acima de tudo, na poesia e nalgum intervencionismo socio-cultural.

Pessoalmente, preferiria a primeira mudança, mas é contigo!

Um grande abraço.
victor simoes disse…
Parabéns pelo excelente blogue! Bom trabalho, aproveito para agradecer a inclusão de " A Voz do Povo ", no vosso directório de links.
Agradeçemos e retribuimos. Voltarei, para visitar e comentar.
Um grand post, gostei, boa semana.
Arlindo de Sousa disse…
Impõe-se com a máxima urgência a definição e adopção de um novo conceito de desenvolvimento, que vincule todos os seres humanos.
Catellius disse…
Cheguei agora de viagem
Desculpem-me a ausência nos "comments", he he
Feliz 2007 a todos (agora o desejo é que o resto de 2007 seja melhor do que estas primeiras duas semanas...)
Abs
Catellius disse…
Grande João Moutinho
Acho que a solução deve ser viver realmente e trabalhar virtualmente. Só se deslocar, por meio de carros e aviões, para lazer. Para trabalhar, deslocar-se virtualmente, teletransportando-se para robôs, por exemplo. A Nissan do Japão, por exemplo, mantém um robô por lá e você, de onde estiver, veste luvas especiais e um visor e "entra" no corpo do robô remotamente. Daí poderia, deslocar-se pela empresa, abrir e fechar gavetas, passear pela cidade. Instantes depois você pode estar passeando por Paris com seu filho, com o qual não pode estar pessoalmente.
Devaneios....

Meu blog não é mais o Eneadáctilo, agora é Pugnacitas e meu amigo Heitor Abranches agora é membro e tem postado por lá, mais textos sobre política.
Um grande abraço.
Catellius
Mikas disse…
Bom fim de semana
Catellius disse…
Grande João Moutinho,
Estou com um novo post, intitulado

GALVÃO E A TRANSUBSTANCIAÇÃO

Começa assim:

"Bento XVI virá ao Brasil em maio deste ano. Não será o primeiro "nacional socialista" a ser bem acolhido no Brasil; Josef Mengele, Franz Stangl, Gustav Wagner e Herbert Cukurs são algumas das celebridades arianas cristãs que refizeram tranqüilamente suas vidas em São Paulo. Sua Santidade deverá aproveitar a missa, planejada para um milhão de pessoas, para anunciar a canonização do primeiro santo 100% brasileiro - o que é de pasmar, já que milagreiros costumam brotar mais facilmente em áreas de esgoto a céu aberto, insalubres, desassistidas por..."

Gostaria que você comentasse!

Um grande abraço!
Catellius
Anónimo disse…
Caro Amigo, infelizmente o mundo ainda não se uniu para uma pressão real pelo respeito ao meio ambiente.
Ongs e tratados tem dado pequenos passos, mas ainda inóquos e sera necessário uma moblização de todos, principalmente da população das grands cidades.
Vamos torcer!
Hugs
SôniaSSTJ
Anónimo disse…
Amigo, acabo de fazer um desabafo na minha nova postagem e espero que vc possa contribuir de alguma forma para me esclarecer.
A vovó aqui está se sentindo perdida e procuro por respostas!
Te aguardo,
SôniaSSRJ
Unknown disse…
Gritemos pelos que não tem o mesmo direito que nós!... que é o direito de nascer. bjs
Unknown disse…
Gritemos pelos que não tem o mesmo direito que nós!... que é o direito de nascer. bjs
Unknown disse…
Vamos todos gritar bem alto, por todos aqueles que como nós não tiverem direito a nascer. bjs
Savonarola disse…
Caro amigo,
venho só dizer-te que O Anarquista mudou de endereço para: http://o-anarquista.blogspot.com
Felicidades para A Paz Universal!
Isadora Lis disse…
Ei Moutinho,
cadê vc?
João Moutinho disse…
Boa Gente,
Agradeço a vossa presença neste blog depois de ter ibernado a muito contra vontade no espaço de um mês gregoriano.
Voltarei em breve.
Anónimo disse…
ylQueridos, essa é uma mensagem de retorno a atividade!
Voltei e deixei as explicações no meu blog.
Espero sua visita e breve voltarei a postar o que sempre postei, minhas idéias a respeito de tudo.
Mil vezes OBRIGADA! ao apoio que me deram, assim como as informações que me foram muito úteis.
Agradeço de coração todos os emails e comentários que recebi e desejo a todos uma ótima blogagem!
Beijos,
SôniaSSRJ (A original! E Voltando Para Ficar!)

PS: Voltarei para ler seus posts e comentar, já que estou defasada com essa longa parada!

Mensagens populares deste blogue

Páscoa vista por um Bahá’í

The Sloan Digital Sky Survey

unsealed the choice Wine