Salvaguarda do equilíbrio (3)

O trigo tem como centro de origem o noroeste do Iraque, sudeste da Turquia e nordeste da Síria, é nesta região que se encontram as plantas ancestrais do trigo, é aqui que se encontra a grande variedade genética desta cultura, mesmo com os bancos de sementes disseminados por diferentes países. O botânico Norman Myers considera que mais de dois terços da variedade genética do trigo é encontrada no seu centro de origem.
No caso da batata, o seu centro de origem são os Andes, no Peru e Chile, poderá ser mesmo que esta cultura tenha esses dois centros de origem.
O milho encontra o seu centro de origem nas zonas altas do México.

Estas zonas têm estado protegidas devido à sua difícil acessibilidade e pouca atractibilidade.
Esta protecção foi preciosa mas com o desenvolvimento das tecnologias e explosão demográfica, algumas destas zonas poderão estar em perigo.

Comentários

Angel disse…
passei pa te desejar um bom fim de semana e dizer k o teu blog continua espetacular

bjitos
Anónimo disse…
Pianola e natal em Portugal, acha que no Natal em Portugal tiram os idosos nos corredores dos hospitais? Aliás tiram-nos dos corredores e amontoam-nos numa sala, convidam uns cantores de pimba e festejam o Natal assim para ser transmitido pela TV.
Ou crianças abandonadas de repente ganham pais e mães e uma família inteira até o toque de relógio anunciar a meia-noite. E no outro dia voltam a ser crianças mais abandonadas ainda.
Ou ninguém dorme na rua! As pessoas dormem no caixão na rua, ainda mais nas noites frias de Lisboa.
E dão regalias aos nossos estimados drogados que trabalham de sol ao sol, arrumando os carros que nem precisam ser arrumados, para sustentar as suas necessidades básicas!

Mensagens populares deste blogue

The Sloan Digital Sky Survey

II. A vinda de Maomé profetizada por Jesus

Páscoa vista por um Bahá’í